Powered By Blogger

No Hospício

“A palavra não deve ser para a alma senão um sinal misterioso, muito discreto, muito austero, muito augusto, só perceptível à visão dos espíritos. Parece mesmo uma deplorável extravagância da nossa natureza incompleta este capricho de reduzir a medida e a cadência as grandes emoções a que a alma se exalça em certos momentos.” (Rocha Pombo)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A arte de ser educado e outras coisas

Esses dias eu estava assistindo um curso da faculdade quando a professora pediu para que continuássemos o trabalho da aula anterior, na qual eu não compareci, utilizando um texto também entregue nesse dia passado. Era uma tarefa pequena, algo que poderia ser feito em menos de 10 minutos sendo que tínhamos 30 minutos para fazê-lo, entregá-lo e continuar "jogando papo para o ar".
Virei para duas colegas atrás de mim, as quais cumprimento e tive a oportunidade de falar algumas vezes, e perguntei se poderiam me emprestar a tal folha depois que terminassem a tarefa. Não me responderam. Apenas me olharam e continuaram falando de assuntos paralelos, entre elas. O mesmo se repetiu com as três colegas da frente.
Tive de atravessar a sala, então, e pedir para outras duas colegas, que me chamaram para dividir a folha com elas e terminar o trabalho, por fim.
Achei uma total falta de educação e coleguismo da parte das colegas que nem me responderam a pergunta, como se eu tivesse de adivinhar o que elas pensam!, pessoas que temos de aceitar como "colegas" numa sala de aula. Meu curso é de licenciatura em letras. Como pessoas desse comportamento vão lecionar numa turma de adolescentes, ensinando a respeitar o colega e a ser solidário quando elas não o fazem?
Não quero nem mencionar uma, dentre essas colegas que não falam verbalmente, que age como uma criancinha mimada pior que as princesas da Disney, totalmente fora da nossa realidade, tem medo até de falar com os colegas sem ter a presença do namorado ao lado. Nunca responde nada para ninguém sem que o namorado mande, nunca faz trabalho algum sem que o namorado esteja por perto e não tem opinião alguma que já não tenha sido dita através pela bíblia! Uma Bella do Crepúsculo, versão bíblica.
Eu fico perplexa e revoltada com esse tipo de gente... Nada contra a religião, ou a Disney, ou até mesmo a minha turma de faculdade. Porém são atitudes assim que me deixam enojada e me fazem me auto-questionar quanto a "se quero ou não me tornar uma pessoa pública no futuro, tendo de conviver mil vezes com esse tipo de gente mesquinha?". Isso é só mais um registro do meu mundo perdido no qual pertenço não pertencendo.
(by Míriam Coelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário