Powered By Blogger

No Hospício

“A palavra não deve ser para a alma senão um sinal misterioso, muito discreto, muito austero, muito augusto, só perceptível à visão dos espíritos. Parece mesmo uma deplorável extravagância da nossa natureza incompleta este capricho de reduzir a medida e a cadência as grandes emoções a que a alma se exalça em certos momentos.” (Rocha Pombo)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Adivinhando o Estudado!!!

Muitos têm a mania de dizer despresadamente "ah, isso é tão conto de fadas!" quando nem sabem o que é um conto de fadas realmente. Tudo bem, a TV - para não citar certas emissoras de produção de filmes internacionais - destruiu essas histórias e recriou um universo tosco e bobo para a criança (subestimando a capacidade intelectual dela, é claro!), e quase 98% da população brasileira têm a idéia errônea sobre os contos populares antigos, também denominados contos maravilhosos, que são ricos em símbolos psicológicos e metáforas dos nossos povos mais antigos. Pois há a obesa preguiça de pegar os livros e lê-los, pesquisar o que os grandes intelectuais e pesquisadores têm a dizer sobre o tema; para depois, sim, opinar. Isso me revolta e é assim que o nosso país é construído: pessoas leigas, que adivinha o que já foi estudado e comprovado QUE NÃO É ASSIM!
Agora vem a pergunta matadora: por que somente essa grande massa de brasileiros têm a incultura diante dos fatos, se os mesmos filmes e reconstruções imbecis dos contos maravilhosos estão espalhados pelo mundo? Aí voltamos ao X da questão: a preguiça! É mais fácil viver sonhando acordado com a "mega sena" sorteada do que levantar de manhã cedo e ir estudar, trabalhar, criar vergonha na cara mesmo! Então vem o maior desmerecimento aos intelectuais: são taxados de preconceituosos, críticos ruins, "fumantes de baseado" ou pessoas sem noção da vida; quando foram aqueles quem criaram vergonha na cara e foram buscar informações sobre o que os rodeia. Não entendo, parece que a maior parte da população nacional prefere viver num mundo de novelas e funk, acreditando na vitória através da "benção divina" do que estudar e trabalhar de verdade.

(By Míriam Coelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário