É tão fácil usar palavras já ditas por outros filósofos, não? Claro que a maioria delas fala como se respondesse alguns de nossos anseios, mas não significa que respondam aos conflitos do mundo constantemente. Não somos seres comuns e análogos. Por mais que as experiências se assemelhem entre os seres humanos, há sempre as histórias já vividas e a personalidade de cada um a ser relevada. Pelo menos é o que eu vejo.
Isso é uma das coisas que tem me revoltado por esses dias, e só agora consegui por para fora. Essa necessidade que as pessoas têm de dizer: eu entendo o que tu passas e acho que tu deves fazer tal coisa, é tão simples! Isso me revolta. Não, não é simples, e ninguém é dono da verdade de ninguém, não está sempre em nossas mãos o poder de surgir na frente de um amigo e dizer que ele está fazendo tudo errado e que tal caminho, sim, é o certo. É bem provavel que você esteja correto mesmo, tal caminho melhoraria a vida do outro, porém ele nem sempre tem as condições suficientes para estar nele, e tais caminhos podem depender de segundas e terceiras pessoas também. Há sempre muitas consideráveis a ser somadas com as situações e se os psicólogos já cometem erros, imagine um leigo na filosofia do emocional humano!
Outra coisa também que me revolta é quando tu estás com algum problema, desabafa com alguém e obtêm a resposta: ah, não é só tu, muitas pessoas sofrem com isso, tu não tens o direito de ficar sofrendo por isso, não é só tu. Eu acho uma total falta de hipocrisia consigo mesma, a pessoa filosofar em cima de dores gerais e esquecer de pensar sobre a sua própria, que está ali, matando cruelmente, no momento. Claro que devemos pensar nos outros, principalmente quando um amigo ou conhecido está sofrendo, necessitando de amparo. É humano oferecer a mão e todo o auxílio possível ao próximo, até nos momentos em que nós mesmos também estamos sofrendo. Assim como é humano refletir e discutir sobre as suas dores interiores. Agora, ficar dialogando sobre a depressão do mundo (mal do século), por exemplo, tendo um amigo quase se suicidando é ridículo! Vai ajudá-lo então! Deixe a filosofia para depois, para apresentar palavras que ainda não foram ditas nos blogs e orkuts (clichês).
Onde quero chegar aqui é que, por mais que nos seja semelhante, ou simples de mais, o sofrimento de alguém, não é! Não sabemos quais foram os traumas pelos quais a pessoa passou, para chegar àquela fraqueza; embora haja a chance de saber muitas coisas sobre a vida dela. Não temos o poder de julgar ou achar que é a hora da verdade e dizer tais palavras mesmo que doam. A intenção é boa, estamos preocupado com o próximo, mas não é esse o caminho, ninguém quer a resposta do que deve fazer, apenas alguém que ouça e dê apoio, carinho, só isso já é uma grande ajuda. Isso me deixa pasma e preocupada... Letras da Fresno e Legião Urbana não são a súplica geral do mundo, embora muita gente desabe em prantos escutando e use trechos das músicas no perfil do Orkut.

Nenhum comentário:
Postar um comentário